quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Morena Tropicana

Vou começar a postar aqui as receitas que ganharam o concurso do Senac no Rio Show de Gastronomia. As receitas são ótimas, temos dicas super legais e uma é mais gostosa que a outra!!!
Quem tiver qualquer dúvida, é só perguntar, que a gente tenta responder. Se a gente não souber, descobrimos e respondemos também!!! Hehe
Aqui vai, então, a receita da Michele Maia. Tenho certeza que vocês vão gostar! Experimentem!
Tatin de Banana e Castanha de Caju com Sorvete de Canela e Mel de Engenho
De: Michele Maia


Ingredientes:
100g de farinha de trigo
50g de castanha de caju granulada
50g de manteiga gelada
20ml de água gelada
800g de banana prata
400g de açúcar
400ml de água
30g de manteiga
2 colheres de sopa de canela
100g de mel de engenho (melado)
500ml de creme de leite fresco

Modo de Preparo:
1. Bater o creme de leite fresco no ponto de chantilly.
2. Juntar a canela e o mel de engenho, batendo por mais 30 segundos.
3. Colocar no freezer para que vire sorvete.
4. Juntar a farinha de trigo com a castanha e a manteiga, mexendo com as pontas dos dedos.
5. Acrescentar a água, misturando sem sovar.
6. Levar à geladeira por 1 hora.
7. Cortar as bananas em rodelas e reservar.
8. Caramelizar o açúcar com 30g de manteiga e, em seguida, juntar a água, deixando que derreta por completo.
9. Juntar as bananas e deixar cozinhar até que fiquem tenras.
10. Deixar esfriar.
11. Untar ramequins individuais com manteiga.
12. Arrumar as bananas no fundo, formando uma flor e cobrindo com o caramelo do próprio doce.
13. Abrir a massa em uma superfície enfarinhada e corte as tampinhas da torta.
14. Levar ao forno para assar a 180 graus até que fique levemente dourada.
15. Retirar do forno e desenformar ainda quente.
16. Servir com uma bola do sorvete.

11 comentários:

Nelson Fonseca disse...

Oi Michele,
Obrigado por ter cedido sua receita! O Aprendiz está aberto para suas próximas criações!
Beijo
Nelson

Michele Maia disse...

Gente, tô me sentindo muito importante! rsrsrsr
Obrigada pela força!
Visitem o meu blog www.michelevege@blogspot.com
Beijos
Michele

Edilza Britto disse...

Oi Michelle achei sua receita maravilhosa vou testar....
Mande seu blog correto pois este não esta entrando....

Bjs
Edilza

Patrícia disse...

Amigos, o site certinho da Michele é http://www.michelevege.blogspot.com

Um beijo

Pedro Simão disse...

Poh, gostei disso.
Acho que vou tentar fazer no final de semana, apesar de não saber cozinhar direito.

Vc tem receitas para ovo-lacto-vegetarianos?

Michele Maia disse...

Pedro, só tenho receitas ovo-lacto-vegetarianas! rsrsr
Em breve estarei lançando meu livro e vou divulgar aqui com certeza! Bjs

Michele Maia disse...

Quem quiser degustar a sobremesa pode ir ao La Cigale, no Leblon. Ela entrou para o cardápio do almoço com o aval de Alceu Valença, que é cliente assíduo e a quem eu quis homenagear.
Nem preciso dizer o quanto eu fiquei feliz!
Espero que todos gostem!
Beijos

Nelson Fonseca disse...

Parabéns, Michele!! Eu não sabia disso! Ficamos de marcar um encontro com a Cida lá.
Vou experimentar a do restaurante e te falo! Ela disse que adptará o meu prato e o da Patrícia para o restaurante também!
Você pode divulgar suas receitas ovo-lacto-vegtarianas aqui também, tá?!
Depois do curso do Senac e Estácio, da Anna e do Congresso Vegetariano Brasileiro, estou consumindo cada vez menos carne. Toda aquela manipulção, "bagunça" e "sujeira" me enjoa.
Hoje me cosidero um simpatizante mas sei que será por pouco tempo.
Tenho lido tantos artigos sobre a carne... Eca!!!!!!!!!
Beijo

Michele Maia disse...

Fico tão feliz de saber que está se tornando vegetariano! Não sou daquelas pessoas ativistas que querem convecer as outras. Acredito que é uma escolha individual, interna e amorosa. Tento pegar o sujeito pelo estômago rsrsrsr. A gente vive muito bem sem carne e sem violência.
Parabéns por tudo, inclusive pela receita.
Vamos marcar de nos encontrar no La Cigale. Podíamos chamar a galera que participou do concurso!
Beijos

Pedro Simão disse...

Oi Michele, eu tambem sou vegetariano e, como você, não radicalizo.
Respeito a liberdade de cada um, e não tento convencer ninguem a ser como eu.
Mas se me perguntarem meus motivos, tenho prazer em explicar.
A próposito, moro no Leblon e me interessei pelo La Cigale. Passo por lá um dia desses!

Michele Maia disse...

Oi Pedro,
minha sobremesa é servida no almoço que também tem diversas opções para nós vegetarianos. O La Cigale é uma delícia em todos os sentidos. O ambiente é super agradável, a comida é ótima e a Cida, dona do restaurante, é uma simpatia.
Beijos