segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Dr. Marcio Bontempo

14 comentários:

Anônimo disse...

Nelson, eu quero fazer gastronomia, mas tenho uma dúvida imensa!
Você faz (ou fez) Senac e Estácio.... Qual das duas é melhor? Porque fez ambas?? Vale a pena fazer as duas??
Brigadao! Abraços

Nelson Fonseca disse...

Oi, Guilherme
Cada caso é um caso! Depende do que você pretende fazer... Você quer seguir a profissão?
Como não me formei em arquitetura, preferi fazer uma faculdade de gastronomia mas antes disso resolvi fazer um curso mais curto. Para mim, valeu a pena!
A proposta do Senac e da Estácio são diferentes. Eu fiquei e estou satisfeito com as duas instituições, apesar de algumas coisas.
Abraço,
Nelson

Anônimo disse...

Po cara, o meu caso é meio parecido com o seu, com uma única diferença. Eu vou me formar no fim do ano em direito, mas (infelizmente um pouco tarde) descobri que a minha vontade e o que gosto realmente é de gastronomia...
Quero muito seguir a profissão, e sei que no começo é muito difícil.
Mas a minha maior dúvida é que na Estácio o curso é muito caro, e dura 2 anos e meio, e no Senac, mais barato, é um curso de cozinheiro, mas é só de 3 meses. Será que consigo aprender tudo nesses 3 meses, ou será que uma faculdade é melhor...Essas são minhas dúvidas.
Muitos me dizem que a Senac é mais conhecida, e por isso, valorizada, mas fico em dúvida principalmente por ser o curso dela de técnico...

Peço desculpas por tantas perguntas e extensão deste comentário, mas felizmente encontrei alguém que mora no rio, já tem experiência na área e possui esta similaridade de ter desistido da faculdade onte estava.
Abraços, Guilherme

César Ferro disse...

oi,nelson! já que vc anda nesse meio a mais tempo queria ter uma informação do q acham do curso da Unirio..o que acham do curso,será q vale a pena fazer?já tenho curso superior.. Bom adorei " conversa de pimentões".. muito boa essa frase...
Bacana mesmo! abração

Aprendiz de cozinheiro disse...

Gilherme,
Infelizmente nada... tudo tem o seu tempo! Clichê mas é verdade.
Não precisa pedir desculpas. O "aprendiz" foi criado justamente para isso!
Realmente o curso da Estácio é caro mas depois que entrei consigo entender um pouquinho melhor o valor!
Não falta nada, pelo contário, um coelho, uma paleta de cordeiro, um pernil de vitela... para cada aluno. A infra-estrutura também é muito legal.
Já ouvi reclamações de outros períodos e de algumas pessoas que se formaram lá mas acho que muita coisa mudou e mudará com essa parceria com a ADF.
Eu estou gostando muito!
Eu vejo o curso de cozinheiro do Senac como meu primeiro degrau. Valeu muito a pena mas o curso é muito curto...

Tenho que sair agora mas continuo depois! Abraço

Anônimo disse...

Valeu pelo incentivo!
Eu estou com essa idéia mesmo de começar primeiro com o curso de cozinheiro do Senac, e depois, caso eu consiga alguma bolsa ou algum estágio ou trabalho, fazer o curso da Estácio, ou Unirio, não sei.
De qualquer maneira, eu sei que o seu tempo é curto, por isso, obrigado pela ajuda!

Abraço, Guilherme

Nelson Fonseca disse...

Então, Guilherme
O curso do Senac de cozinheiro é curto (159 horas). Já o de chef executivo é bem maior, não me lembro a carga horária mas são 18 meses.
Ouvi dizer que existe um projeto para estender o curso de cozinheiro para 9 meses.
O curso que comecei a fazer em BH era dividido em 3 módulos de 3 meses cada.
Também existe outro papo que o Senac pretende abrir uma faculdade de gastronomia aqui no ano que vem.
Outras instituições também pretende abrir mas não sei se é verdade!
Vamos conversar melhor por email? Aguardo seu contato!
Abraço

Nelson Fonseca disse...

Oi Cesar,
Conversa de pimentões foi um erro de digitação! rs
Não tenho muitas informações sobre o curso da Unirio. Conheço duas pessoas que fizeram lá!
Já começou o seu curso?
Abraço

Nelson Fonseca disse...

Guilherme,
Como eu falei para o César. Eu não tenho informações atuais sobre o curso da Unirio. As pessoas que eu conheço terminaram o curso há algum tempo! Acabei de ler o seu email! Vou te responder logo! Boa sorte!!
Abraço

Cacau disse...

Nelson, adoro cozinhar, faço congelados no meu condomínio e todos elogiam muitoa minha comida.Tenho muita vontade de fazer um curso, mas tanto o Senac como a Estácio são bem caros. Trabalho como professora, tenho 40 anos e um filho. Meu medo é nvestir e depois não ter conseguir trabalhar no ramo.
Desculpe tantas dúvidas, mas estou me sentindo bastante perdida e insatisfeita com meu trabalho atual.
Espero que possa me dar alguma orientação.
Obrigada. Um abraço.

Marianna disse...

Olá, só achei no senac o curso de cozinheiro com 500 horas, queria um para as férias, já que to pensando começar minha faculdade de gastronomia ano que vem, o que eu faço? ingresso nas duas juntas?

Unknown disse...

Boa tarde! Eu gosto muito da área de gastronomia , vou inicia um curso de cozinhara no senac, vale apenas? No dia de hoje.

Unknown disse...

Boa tarde! Eu gosto muito da área de gastronomia , vou inicia um curso de cozinhara no senac, vale apenas? No dia de hoje.

Unknown disse...

Boa tarde! Eu gosto muito da área de gastronomia , vou inicia um curso de cozinhara no senac, vale apenas? No dia de hoje.