quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Charcutaria - Senac Rio

Demonstração de como desossar o frango

A aula de hoje foi charcutaria e as receitas foram:

- terrine de beringela com pimentões vermelhos e amarelos
- mousse de gorgonzola
- filé wellington com duxeles de champignon
- ballotine de frango
- patê de campagne


Filé Wellington com duxeles de champignon


Mousse de gorgonzola

Nós experimentamos o filé wellington com duxelles dechampignon e a mousse de gorgonzola. As outras receitas ficarão sob refrigeração até a próxima aula para degustarmos.

Meu grupo: Verinha, Paula, Edilza, Claudia, Margarete e Walter.


As agregadas: Viviane e Patrícia.


A Verinha levou os ingredientes para a Renata fazer uma torta integral de banana para levar para suas filhas e netas. Adivinha o que aconteceu? Ela acabou levando apenas a metade da torta porque a outra... Estava deliciosa! Obrigado Verinha e Renata!!


Pimentão: amado ou odiado


Pimentão (capsicum annuum): pertence a uma variedade de vegetal que inclui uma ampla gama de espécies, desde os pimentões mais doces até os mais picantes. Na escala de Scoville*, a espécie tem valor baixo. As variedades mais conhecidas são o verde, amarelo e vermelho mas existem outras mais exóticas como o branco, roxo, azulado, preto e laranja. Sua origem é o México e data de 7000 a.C.

O pimentão é uma boa fonte de vitamina C, contendo ainda vitamina A, B1 e B2, além de pequenas quantidade de cálcio, fósforo, ferro, sódio e potássio.

Sua casca deve ser firme e brilhante. Pode ser empregado ao natural em saladas, recheado, frito ou assado com carne, em ratatouille*, molhos ou ensopados, em chutneys* ou em pastas para canapé. Em pó, é a base para o preparo do colorau ou páprica.

* escala de Scoville: usada para medir o grau de "ardor".
* ratatouille: prato francês à base de legumes cortados e salteados.
* chutneys: conserva agridoce de origem indiana.

Para tirar a pele do pimentão:
  1. Queimar a pele do pimentão vermelho e/ou amarelo sobre a chama direta do fogão ou espetado em um garfo grande. outra maneira é passar um pouco de azeite, colocar em um tabuleiro e levar ao forno.
  2. Colocar dentro de uma bolsa plástica ou enrolar em papel filme para que o vapor formado em seu interior levante a pele.
  3. Retirar a pele do pimentão com uma faca de cozinha ou com a mão embaixo da torneira e lavar.
  4. Retirar as semente e cortar em "filés"
Experimente fazer isso e mudará uma opinião a respeito do pimentão. Eu não tenho paciência para ficar rodando o pimentão espetado em um garfo no fogo ou colocar no forno. Prefiro deixar na boca do fogão e esquecer... enquanto faço outra coisa e viro de vez enquando para queimar por igual. Não tem como evitar... esse procedimento sujará muito o seu fogão. Por tanto, quando resolvo fazer, faço vários para sujar só uma vez! Os que sobram, eu coloco em um vidro com azeite, alho, cebola, condimentos... faço uma conserva, um antepasto saboroso, adocicado e colorido para ser servido com pãezinhos.


Sessão Pipoca da semana - Nome Próprio
Leandra Leal está excelente no papel de Camila Lopes!
"Ninguém vive a paixão impunimente!"

Nenhum comentário: