quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

3 na cozinha

3 na cozinha - o mais descolado e sofisticado bufe carioca. 

          A arte de cozinhar uniu Nelson Fonseca e Mariana Daiha Vidal à chef Anna Elisa de Castro, que há 17 anos vem se destacando com um dos melhores bufes do Rio de Janeiro. Ela se associou a dupla e mudou o nome do seu negócio de Anna Elisa Gastronomia para 3 na cozinha.
          O "trio das delícias" (como ele vêm sendo chamado no metiér) já rodou o mundo em busca de conhecimento e hoje transita com maestria pelas mais variadas vertentes da gastronomia. Com menu criativo e sofisticado, ousado e saudável, o bufe tem feito diferença em muitos eventos bacanas do Rio de Janeiro.                
           O 3 na cozinha funciona numa bela casa antiga no bairro carioca do Rio Comprido. É lá que são preparadas receitas incríveis, livres de ingredientes nocivos à saúde como glutamato monossódico, corantes, margarina, caldos industrializados, enlatados, maionese, glucose de milho e adoçantes. “Nada disso entra na nossa cozinha. Só usamos creme de leite fresco e, sempre que possível, produtos orgânicos. Faz parte da nossa filosofia”, dizem os três em coro. Não importa se a preferência do cliente é pela culinária francesa, italiana, mediterrânea, asiática ou brasileira, o cardápio se adapta à essência de cada evento e é repleto de delícias. 
           Só nos últimos meses, deu o que falar nas festas de 10 anos da MPB FM e de 6 anos do Espaço Nirvana, no camarote da Baccardi no show do Black Eyed Peas, a inauguração da Antonio Bernardo além dos últimos lançamentos da TV Globo, como Escrito nas Estrelas, Passione, Amor e Sexo, Insensato Coração, Lara com Z e Criança Esperança e a festa de réveillon das atrizes Leandra Leal e Mariana Ximenes.
          


          Anna Elisa de Castro – Comidas cruas (raw food) e vegetarianas são duas das especialidades de Anna Elisa de Castro, que começou a cozinhar ainda criança, na casinha de bonecas que tinha na fazenda da avó. Criada numa família com muitas mulheres sempre observava sua mãe, uma cozinheira de mão cheia. A menina que sempre organizava suas festas de aniversário cresceu, testando e passando suas receitas para um caderno. Aos 18 anos, a estudante de administração da PUC entrou para um estágio no Banco do Brasil. Lá vendia lanchinhos tão gostosos que um dia foi convocada a fazer um café da manhã para 50 gerentes. Nunca mais parou, e o boca a boca fez seu negócio crescer.
          Entre livros do assunto e cursos, em 2005 fez um intensivo de ‘raw food’ no The Natural Gourmet Institute for Health and Culinary Arts, em Nova Iorque. Voltou à cidade norte-americana em 2006 para o Chef’s Training Program. Estagiou no Heiloom e foi head chef no The Plant. Serviu festas badaladas e personalidades como Steve Jobs, Sting, Uma Thurman, Krishna Daas. Além do bufe, Anna se dedica também ao seu programa “Sem Tempero Não Dá”, exibido pelo canal Chef TV da TVA e pelo canal 14 da NET Rio, onde ensina culinária saudável para mulheres e mães contemporâneas.

           Mariana Daiha Vidal - Apaixonada pela arte culinária desde a adolescência Mariana é formada em Direito, com mestrado em Georgetown, Washington D.C., onde residiu por dois anos e atuou em um dos maiores escritórios americanos, o Wilmer, Cutler & Pickering. Sempre cozinhando em seus momentos de lazer fez diversos cursos na área durante sua estadia na capital americana, buscando inspiração nas cozinhas francesa, italiana, mediterrânea e oriental. Voltando ao Brasil participou de um workshop com o renomado chef francês Pierre Landry.
          No começo de 2009, motivada por amigos e entusiastas de sua cozinha, finalmente resolveu transformar seu hobby em ofício, deixando de atuar na advocacia e associando-se à Anna Elisa de Castro. Desde então esteve à frente de mais de 200 eventos, entre casamentos, festas, jantares e recepções. Mariana também se dedica à criação e edição de receitas, que publica em seu blog Saboreando Histórias, no portal da radío MPB FM.

          Nelson Fonseca – Cresceu freqüentando a cozinha da fazenda do avô no interior de Minas Gerais e a cozinha da sua mãe em Resende, interior do Rio de Janeiro, onde passou boa parte de sua infância e adolescência decidindo entre ser padeiro ou arquiteto, já que acompanhava a rotina da padaria e da construtora de seu pai. Optou pela arquitetura, curso que acabou deixando em 2008, para dedicar-se inteiramente à culinária.   
          Depois de uma temporada de trabalho com Anna Elisa de Castro cursou o SENAC-Rio e lá se certificou de que esta era, realmente, a sua vocação. Iniciou o curso de gastronomia na Estácio de Sá + Alain Ducasse Formation. Suas experiências profissionais incluem um estágio no CT Brasserie do chef Claude Troisgros e o cargo de sous-chef no bistrô La Cigale. Em 2010, Nelson viajou para a Europa em busca de cursos de especialização na Itália e em seguida uma temporada em Amsterdam rendeu-lhe uma passagem pelo restaurante Fifteen, do renomado chef Jamie Oliver. Quando voltou para o Brasil trouxe na bagagem o conhecimento e a certeza absoluta de que poderia tornar-se sócio do bufê onde iniciou sua carreira. Hoje divide seus conhecimentos no blog Aprendiz de Cozinheiro.

          

 

2 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Muito interessante a história de vocês. Me serviu muito como estímulo. Estou cursando Gastronomia no SENAC-Rio e, embora também tenha outra profissão, cada vez mais amadureço a ideia de ser um profissional da Gastronomia. Pretendo, em breve, trabalhar como vocês.
Vida longa a "3 na cozinha". Salve, salve!
Abraços, Rodrigo Mendes.

Nelson Fonseca disse...

Olá Rodrigo,
Fiquei muito contente com o seu comentário e minha sócias também!
Boa sorte nesse momento de transição e em sua nova carreira!
Abraço,
Nelson Fonseca